Compre meu livro - Explorações Extrafísicas

Compre aqui o livro 'Explorações Extrafísicas'

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Sonhando acordado ou acordado enquanto sonha

 

Sonhando acordado ou acordado enquanto sonha

 

29 de Mais de 2021 – PHASE TODAY

Baland Jada, cientista das Universidades de Harvard e Cambridge, estuda o tópico da paralisia do sono. Em seu novo artigo publicado no jornal Big Think, o pesquisador abordou vários questionamentos referente ao fenômeno, do qual cerca de 20% das pessoas do planeta já experimentaram pelo menos uma vez.

A paralisia do sono ocorre com mais frequência quando estamos em estado de privação do sono, quando tiramos uma soneca durante o dia ou quando acordamos enquanto ainda estamos no período REM (movimento rápido do olhos). Junto com a incapacidade de se mexer (que por si só já é muito assustador), esta experiência é frequentemente acompanhada de alucinações. Algumas das alucinações mais comuns experimentadas por aqueles que passam pelo fenômeno inclui a impressão de estar olhando para si mesmo fora do seu próprio corpo, bem como a presença de criaturas assustadoras. Jalal, no entanto, explica que estes dois casos são atividades disruptivas de uma área específica do cérebro (a junção temporoparietal). Esta área é responsável por nos auxiliar a distinguir o “Eu” do “Outro”. Durante o sono REM, ela é desligada e nós podemos nos ver de uma perspectiva de terceira pessoa. Similar as desordens que ocorrem durante a paralisia do sono.

Se uma pessoa na paralisia do sono vê um fantasma, uma sombra assustadora ou um monstro, isto pode ser uma projeção do seu próprio corpo que pode ser tomado por engano como um ser separado. Esta hipótese ainda não foi provada. Mas, é consistente com as observações disponíveis.

Jalal tem investigado repetitivamente as características culturais da percepção da paralisia do sono em diferentes países. Por exemplo, na Dinamarca as pessoas consideram-na um fenômeno trivial ativado pelo cérebro, enquanto para os italianos, está associado com o mito de Pandafeche (um demônio que fica sobre o corpo). Para os egípcios, a paralisia do sono é causada por um gênio, um espírito que pode matar suas vítimas. Muitos egípcios realmente temem morrer durante uma experiência de paralisia do sono e passam três vezes mais frequentemente pela paralisia do sono do que os dinamarqueses.

O problema é que o medo aumenta a probabilidade da paralisia do sono, bem como a sua duração e leva a alucinações mais intensas. Jalal também afirma que em sua última pesquisa, que será publicada em breve, demonstra que a paralisia do sono, acompanhada por alucinações e crenças culturais, podem ser a causa real de sintomas de traumas de ansiedade.

Uma das formas de combater a paralisia do sono é entrando em um sonho lúcido (SL). Tanto a paralisia do sono, quanto o sonho lúcido, são chamados de estados de fase, um conceito que também inclui experiências fora do corpo. De acordo com Jalal, tanto as pessoas que sofrem com a paralisia do sono, tanto quanto os sonhadores lúdicos, encontram-se entre o estado REM e a vigília, mas o primeiro está sonhando acordado, enquanto o último está acordado enquanto sonha. O sonho lúcido pode dar a sensação de controle da situação e assim ser terapêutica.

Fonte: Dreaming While Awake or Awake While Dreaming – Phase Today

Tradução: Guilherme Fauque

Pensando sobre a Pesquisa Austríaca sobre EQM

Olá amigos O artigo recentemente publicado pelos pesquisadores austríacos no que tange as experiências de quase morte, apesar de uma longa p...